Com mais de 2000 anos de história, Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. A longa história de Braga é visível nos seus monumentos e igrejas, sendo a Catedral a mais imponente.
A Semana Santa de Braga é um dos expoentes máximos de um vasto programa turístico-cultural, e que seduz e atrai quem visita a cidade de Braga, conhecida por "cidade dos arcebispos" ou "Roma portuguesa".
Embora Portugal seja um Estado laico, não confessional, onde vigora a liberdade de religião e de crença, a grande maioria dos portugueses afirma ser católica (± 90%), sendo que, maioritariamente, a sua escolha foi determinada pela tradição familiar. Ainda assim calcula-se que 60% do público das celebrações da Semana Santa em Braga seja estrangeiro, com predominância de espanhóis. No ano passado (2017) quase 65 mil pessoas de 30 nacionalidades visitaram o concelho de Braga durante a Semana Santa, das quais 22 mil pernoitaram na cidade, esgotando a oferta hoteleira. Os números constam do estudo encomendado à Universidade do Minho pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, que revela um impacto económico do evento religioso de 9,5 milhões de euros.
As representações comemorativas da Paixão e Morte de Jesus tiveram início na Terra Santa, no século IV, e foram os peregrinos que deram a conhecer a Semana Santa e estenderam ao mundo cristão o costume de a celebrar. É provável que nas terras da Península Ibérica, isso aconteça já desde tempos próximos dos séculos IV-V.
Por sua vez, a Quaresma – com alusão aos quarenta dias da travessia do deserto pelo povo de Israel e os quarenta dias que Jesus passou no deserto – surgiu como tempo de preparação espiritual para o baptismo que, já no século III, era costume celebrar na Vigília Pascal. Desde o século V, foi assumida também como tempo penitencial para os pecadores que haveriam de ser reconciliados com Deus e a Igreja na quinta-feira Santa.
Em Braga as celebrações começam na noite de sábado antes do domingo de Ramos, com a Procissão da Trasladação do andor do Senhor dos Passos, da igreja de Santa Cruz para a igreja do Seminário (ou de S. Paulo). Segue-se a Via Sacra, que percorre uma série de estações ou "calvários".
Durante a semana sucedem-se a Bênção dos Ramos, a Procissão dos Ramos, a solene Missa do domingo de Ramos, a grandiosa Procissão dos Passos, concertos, o Cortejo Bíblico, a Procissão dos Fogaréus, a Procissão do Enterro do Senhor e a Procissão da Ressurreição, entre outros, cujo programa pode ser consultado aqui e com mais detalhe aqui. No Domingo de Páscoa celebra-se a Missa do Domingo de Páscoa à qual se segue a Visita Pascal e benção das casas.
A Comissão da Semana Santa de Braga organiza todos os anos, para além dos atos religiosos, um programa cultural rico e diversificado. São vários os concertos, exposições, visitas guiadas e representações.
Também este ano, é instituído o Prémio Investigação Jorge Coutinho, que se destina a estudantes de todas as áreas que queiram candidatar as suas teses de mestrado. Terá uma periodicidade bianual.
Semana Santa de Braga, 2017
Informação sobre o evento
site da Semana Santa de Bragafacebook da Semana Santa de Braga
Câmara Municipal de Braga
0 comentários:
Enviar um comentário