728x90 AdSpace

31.3.18

Dinheiro do Estado para colégios privados pagou férias, carros de luxo, futebol e vinho


Na acusação do Ministério Público (MP), a que a Lusa teve acesso, são descritas várias situações de uso indevido de verbas provenientes dos contratos de associação com o Estado — celebrados para colmatar falhas da rede escolar pública e permitir a frequência escolar em colégios privados em zonas com carência pública.
(...)
A acusação refere ainda a criação de sociedades ou utilização de sociedades já existentes das quais os arguidos eram donos para apresentação de faturas aos colégios ou empresas do grupo, “destinadas a justificar saídas de dinheiro para as suas esferas patrimoniais pessoais”.
leia mais @ Observador

A PJ (Polícia Judiciária) apreendeu mais de 65 carros a apenas dois administradores do grupo GPS (Gestão e Participações Sociais) que terão sido adquiridos com verbas que o Ministério da Educação enviou para os 15 colégios através de contratos de associação. 
No total, o grupo GPS, sedeado em Leiria, tem cinco administradores e todos estão acusados de crimes como corrupção ativa, peculato, falsificação de documentos, burla qualificada e abuso de confiança qualificado, alegadamente, por terem usado mais de 30 milhões de euros dos cofres do Estado em viagens, cruzeiros, carros, mobílias, refeições e até mesmo champanhe. Entre os administradores estão António Calvete, ex-deputado do PS, Manuel Madama, António Madama, Fernando Catarino e Agostinho Ribeiro, que foram professores ou diretores dos colégios.
(...)
A acusação apresenta uma longa lista de refeições, de viagens, de carros e de mobílias, entre outros bens que terão sido pagos através de verbas públicas de contratos de associação. É através destes contratos firmados com os colégios desde os anos 80 que o Ministério da Educação financia turmas de escolas privadas onde há carências de escola pública. Desta forma, as famílias ficam isentas de pagar as propinas dos alunos.
leia mais @ Jornal ionline

Só agora?!?!


Dezembro 2012
Reportagem "Repórter TVI", «Dinheiros públicos, vícios privados» é uma grande reportagem de Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e edição de Miguel Freitas.




Alguns colégios privados com contrato de associação pressionam e exercem chantagem sobre os docentes, ameaçando-os com o layoff!
@ SPGL - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa

Jan 2014Colégios do grupo GPS alvo de buscas da Polícia Judiciária
@ Visão

Jun 2014Um grupo ligado aos Anonymous atacou o site do grupo GPS, privado que detém 26 colégios e que está sob suspeita de corrupção.
@ SapoTek

Maio 2016Testemunho de um professor do grupo GPS
@ Escola Portuguesa

Maio 2016Um dos grupos de ensino privado mais poderosos do país é o grupo GPS, liderado pelo ex-deputado socialista António Calvete. É o administrador do grupo que detém cinco dos 22 colégios que acabam de perder financiamento do Estado no centro do país.
Com a mudança, o grupo perde cerca de três milhões e meio de euros e continua a braços com uma investigação da Policia Judiciária por suspeitas de branqueamento e corrupção.
@ RTP Notícias


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Dinheiro do Estado para colégios privados pagou férias, carros de luxo, futebol e vinho Rating: 5 Reviewed By: em Portugal