O estudo "Supermarket 2020", da norte-americana Symphony Retail, elabora um perfil com as características que marcarão as lojas alimentares em 2020, com base nas novas tendências de mercado.
A Symphony Retail é um fornecedor de soluções para plataformas de inteligência artificial centradas no cliente, para impulsionar o crescimento dos retalhistas, ajudando-os a acompanhar as tendências de consumo.
Atendendo à falta de tempo dos consumidores, às rápidas mudanças nos hábitos de consumo e à cada vez mais agressiva competitividade entre fornecedores, o estudo deixa algumas indicações para o futuro dos lojistas.
Tendências chave:
- as compras semanais tendem a ser substituidas por compras online- a preferência por refeições preparadas está a subir
- crescimento de marcas "brancas"
- aumento da competitividade entre lojas "desconto" como o LIDL ou Aldi
"Para competir e vencer, os retalhistas de mercearia precisam de transformar os seus modelos de lojas ultrapassados em 'lojas do futuro', ágeis e alinhadas com as preferências dos consumidores atuais."
Características essenciais das lojas do futuro:
- as lojas terão menos de 10 corredores, com uma média de menos de 10 produtos por categoria para atender às necessidades dos consumidores por conveniência e qualidade. Como estratégia multicanal, a loja pode oferecer aos compradores acesso praticamente ilimitado a produtos, na loja online- as lojas deveriam aproveitar o seu espaço central para disponibilizarem oferta de refeições já preparadas
- poderá existir um corredor/linear "surpresa" que envolva os compradores com produtos que mudem duas vezes por semana
- outra grande tendência será a criação de um "mercado de produtores agrícolas" locais e regionais dentro da loja, obedecendo a requisitos rigorosos
- oferta de ferramentas convenientes, como, por exemplo, a navegação na loja em 3D que permita aos compradores ligar a sua lista de compras ao layout da loja através dos telemóveis ou ofertas de redução de custos em tempo real activadas por inteligência artificial.
Supermercados 2020, Janeiro 2018 (em inglês)
Quanto ao retalho de uma forma geral prevê-se que as lojas físicas se pareçam cada vez mais com as lojas online, oferecendo várias ferramentas tecnológicas para a interação entre clientes e loja.
Retalho 2020 - 5 tecnologias que vão mudar as compras, Dezembro 2017 (em inglês)
Quais são as 5 tecnologias?
- beacons - dispositivos que enviam sinais via Bluetooth captados por smartphones com aplicação correspondente instalada
- reconhecimento facial
- assistência por robots
- espelhos inteligentes que funcionam como uma sala de prova virtual
- auto checkout (que já é vulgar nos supermercados em Portugal ou no atendimento nos MacDonald's)
Saber mais sobre beacons @ Smart Payments News
Por enquanto podemos ver o exemplo da Amazon Go que abriu em Janeiro de 2018 a primeira loja sem interacção humana, através da reportagem Euronews:
Os clientes entram na loja activando a aplicação no seu telemóvel e, a partir daí, centenas de câmaras seguem os seus movimentos no interior. Com ajuda de sensores nas prateleiras, os produtos são automaticamente adicionados ao cesto de compras e debitados à saída através dos dados do cartão bancário fornecidos previamente pelo utente.
Para pensar ficam duas características destas "lojas do futuro": a desumanização e o rastreamento feito a todos os passos que damos.
Como consumidor pergunto-me: se todos os meus "fornecedores" me fizerem "sugestões" de consumo baseadas nas minhas últimas escolhas até que ponto ficarei limitado nas escolhas futuras?
visto @ Consumer Trends
publicação original @ Symphony Retail
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