O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e é mundialmente celebrado a 2 de abril.
A data é assinalada mais uma vez pela iniciativa “Light it up Blue” do projeto Autism Speaks, cujo objetivo é que, em todo o mundo, sejam iluminados a azul o maior número possível de museus, monumentos e edifícios públicos ou com valor relevante, como escolas, por exemplo.
"Love Life Autism (Amor Vida Autismo)" - Joe Santos (Co-Fundador Vencer Autismo)
TEDxOporto, Abril 2015
"As pessoas com autismo veem, ouvem e sentem o mundo de uma forma diferente. Algumas dizem que o mundo se sente esmagador e isso pode causar-lhes ansiedade. Em particular, a compreensão e relacionamento com outras pessoas, e participar em família todos os dias, na escola, no trabalho e na vida social, pode ser mais difícil.
Frequentemente as pessoas com autismo são incompreendidas, por medo ou por desconhecimento da realidade que eles estão a viver.
Eles têm muitas vezes dificuldade em “ler” outras pessoas – reconhecer ou compreender sentimentos e intenções dos outros – assim como também expressar as suas próprias emoções. Isso pode fazer com que navegar pelo mundo social seja muito difícil para eles.
Muitas delas têm interesses intensos e altamente focados, muitas vezes a partir de uma idade bastante jovem. Podem mudar ao longo do tempo ou manter-se ao longo da vida, e pode ser qualquer coisa desde arte ou música, comboios ou computadores. Um interesse pode às vezes ser incomum.
Muitos canalizam seu interesse no estudo, no trabalho, no voluntariado, ou noutra ocupação significativa. Pessoas com autismo frequentemente relatam que o exercício de tais interesses é fundamental para o seu bem-estar e felicidade.
As pessoas com autismo têm dificuldades para interpretar linguagem verbal e não-verbal, como gestos ou tom de voz. Muitos têm uma compreensão muito literal da linguagem, e tudo que ouvem é interpretado como verdade absoluta.
Quanto mais precocemente uma criança for diagnosticada mais rapidamente se pode iniciar o trabalho e por conseguinte mais rapidamente ela poderá avançar.
Não há uma “cura” para o autismo como se de um comprimido se tratasse. No entanto, há uma série de estratégias e abordagens – métodos que viabilizam a aprendizagem e o desenvolvimento – e que os pais, profissionais e outros cuidadores podem encontrar para ajudar no desenvolvimento da criança."
Canal YouTube Vencer Autismo
Apoio social não é suficiente para pagar terapias dos filhos autistas
Diário da Manhã TVI, 2 Abril 2018
APCA - Associação Portuguesa dos Cães de Assistência
de Norte a Sul do país - acendam-se as luzes azuis!
GuimarãesA fachada do edifício da Câmara de Guimarães ilumina-se em tons de azul, esta segunda-feira, dia 2 de abril, aderindo ao Movimento Light it Up Blue.
Felgueiras
A Biblioteca Municipal de Felgueiras será iluminada em tons de azul
Famalicão
O edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão e a rotunda Bernardino Machado, no centro da cidade, vão iluminar-se de azul na noite do próximo dia 2 de abril, segunda-feira.
Póvoa de Varzim
De 29 de março a 3 de abril a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai estar iluminada pela luz azul, para comemorar do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, através da ação Light it up Blue.
Pode também participar a nível individual e usar roupa azul, ou pedir aos seus amigos, colegas de trabalho e escolas para se vestirem de azul. Compre lâmpadas azuis para substituir a iluminação exterior da sua casa ou se preferir uma solução mais barata, compre filtros de iluminação azul para cobrir a iluminação existente; coloque o seu Facebook ou Blog com cores azuis escreva a seguinte frase: "Azul para brilhar, uma luz sobre o Autismo."
Mealhada
O Município da Mealhada assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de abril) com a iluminação, em tons de azul, de diversos edifícios municipais, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho, o edifício do Setor de Ação Social, o Cineteatro Messias e a Fonte de S. João, no Luso.
Esta luz azul, que será visível de 29 de março a 3 de abril, pretente sensibilizar a comunidade, numa perspetiva de inclusão, para a problemática do autismo.
Amadora
O Município da Amadora associou-se às comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, data em que o edifício do Paços do Concelho e outros edifícios da cidade se iluminarão de azul.
Tavira
Tavira associa-se à celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo ao aderir à Campanha Mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue). No dia 02 de abril, o edifício dos Paços do Concelho será iluminado com o intuito de chamar a atenção para esta patologia.
Ponta Delgada
As Portas da Cidade e as Arcadas de Ponta Delgada vão estar iluminadas a azul, com o propósito de sensibilizar os cidadãos para o autismo que afecta, em média, 67 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ligações
Associação Vencer AutismoUnidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo
Proteção Social
Segurança Social para o Cidadão com Deficiência
FPDA - Federação Portuguesa de Autismo
APPDA Açores
APPDA Algarve - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
APPDA Coimbra - http://www.appdacoimbra.com/default.aspx
APPDA Leiria
APPDA Lisboa
APPDA Madeira
APPDA Norte
APPDA Setúbal
APPDA Viseu
Inovar Autismo - Associação de Cidadania e Inclusão
APSA - Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger
Fundação AMA - Viana do Castelo
Autism Speaks
0 comentários:
Enviar um comentário