"A via verde coronária é uma estratégia implementada por todo o país, e este programa coordenado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e que outras entidades, permite a melhoria da acessibilidade precoce dos doentes em situação de doença cardíaca aguda aos cuidados médicos mais adequados. É accionada pelos cidadãos, através do número de emergência nacional (112) que desta forma activa a intervenção do Instituto."
in Forum Enfermagem
INEM - Onde cada segundo conta
"Enfarte agudo do miocárdio – sinais e sintomas de alerta
Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos, são alguns dos sinais que podem indicar um enfarte agudo do miocárdio. O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do enfarte agudo do miocárdio é fundamental e deve motivar o contacto com o 112. Esta é a via preferencial, dado que reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada."
in Serviço Nacional de Saúde
img @ SNS |
img @ SNS |
INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica
VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação
112 - Número Europeu de Emergência,
sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência.
O 112 canaliza apenas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.
A chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia.
Desligue o telefone apenas quando o operador indicar.
Lembre-se:
As chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam de ajuda imediata. Os falsos alarmes afetam a capacidade de resposta às verdadeiras emergências.
0 comentários:
Enviar um comentário