O relatório da UNICEF, "Progresso para as crianças na Era dos ODS" é o primeiro relatório temático que avalia o desempenho para atingir os objetivos globais que dizem respeito a crianças e jovens.
Há 44 indicadores para avaliar o progresso dos ODS no que diz respeito às crianças, distribuídos por cinco áreas relativas aos seus direitos: saúde, aprendizagem, proteção contra a violência e exploração, um ambiente seguro e igualdade de oportunidades.
Para Portugal a UNICEF destaca as seguintes matérias a precisar rapidamente de medidas para atingir as metas:
- o número de novas infeções por VIH entre adolescentes (um indicador para rapazes, e outro para raparigas)
- a percentagem de jovens que no final do ensino básico (9.º ano de escolaridade) atingem níveis mínimos de literacia em leitura e matemática
Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pelos líderes mundiais reunidos na Assembleia-Geral da ONU a 25 de setembro de 2015, são fruto do trabalho conjunto de Governos e Cidadãos de todo o mundo para criar um modelo global de governança com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030.
A agenda que vai orientar o desenvolvimento das sociedades nos próximos 15 anos é composta por 17 objetivos (ver imagem). Estes novos objetivos focam-se nas pessoas, nos direitos humanos e na resposta às crescentes desigualdades sociais, bem como englobam questões centrais como a paz, a segurança e as alterações climáticas. É uma agenda ambiciosa, que deverá ser implementada por todos os países nos próximos 15 anos.
Com este objetivo em mente surge "A Maior Lição do Mundo", uma iniciativa internacional que conta com o apoio da UNICEF.
A Maior Lição do Mundo convida todas as crianças do mundo a terem um papel ativo no desenvolvimento sustentável das suas sociedades, nomeadamente através da ação para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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