O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.
Para este ano de 2018 a mensagem da ONU é a seguinte:
"O Dia Internacional da Mulher é um momento para refletir sobre o progresso feito, pedir mudanças e celebrar atos de coragem e determinação pelas mulheres comuns que desempenharam um papel extraordinário na história dos seus países e comunidades.
Este ano, o Dia Internacional da Mulher vem ao ritmo de um movimento global sem precedentes por direitos das mulheres, igualdade e justiça. O assédio sexual, a violência e a discriminação contra as mulheres capturaram as manchetes e o discurso público, impulsionados pela crescente determinação da mudança.
O Dia Internacional da Mulher 2018 é uma oportunidade para transformar esse impulso em ação, capacitar as mulheres em todos os ambientes, rural e urbano, e comemorar os ativistas que trabalham incansavelmente para reivindicar os direitos das mulheres e realizar todo seu potencial."
img @ ONU |
A dada altura surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil de Nova York, as quais teriam sido mortas na fábrica, num incêndio criminoso.
Reza a história que no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação terá sido reprimida com total violência. As mulheres terão sido fechadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Perto de 130 costureiras terão morrido carbonizadas. Sabe-se, isso sim, que a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores, a maioria costureiras e que o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício.
A proposta de instituição de um “Dia Internacional da Mulher” surgiu em 1910, durante a primeira conferência internacional de mulheres, na Dinamarca e o dia foi sendo celebrado em diferentes datas através dos tempos.
0 comentários:
Enviar um comentário