728x90 AdSpace

28.2.18

Sociedade - a Desertificação das Aldeias Transmontanas

O despovoamento do interior de Portugal começou nos anos 60 e desde então aumentou o contraste entre o interior e o litoral.

No entanto, nas últimas décadas, a diferenciação rural-urbana tem vindo a atenuar-se, tanto em termos de estilos de vida das populações como em termos dos fatores territoriais (mobilidade, atividades económicas, tecnologia da informação e comunicação, importância de atividades de lazer).


"Todos sabemos que Portugal sofre da desertificação do seu interior, mas nada como avançarmos pela mão de Neni Glock, o realizador deste documentário encomendado pela RTP2, pela vida quotidiana de duas aldeias de Trás-os-Montes. Cubas tem dois únicos habitantes. Cerdedo ganhou recentemente um jovem casal e as suas duas crianças - a absoluta alegria da região.
Belissimamente filmado e povoado de personagens improváveis, "Trasmontanos" é um filme de 2011 que diz mais sobre o Portugal de hoje do que muitos filmes feitos nos grandes centros urbanos."
in RTP


Transmontanos




título original - "Desertificação das Aldeias Transmontanas"
realização - Neni Glock
Produção - MixHours, Lda para a RTP2

vídeo @ canal youtube de Renato Lopes

Do ponto de vista do desenvolvimento económico, a situação do interior do país apresenta um diagnóstico conhecido e amplamente consensual, que se prende fundamentalmente com uma questão central -  a dificuldade em gerar riqueza e emprego, criando e captando valor.

Promover o desenvolvimento económico do interior implicará necessariamente uma forte aposta na inovação, na capacitação de estruturas empresariais locais e na qualificação de recursos humanos.

Em 2016 o governo aprovou o PNCT - Programa Nacional para a Coesão Territorial - e identificou 164 medidas nas várias áreas de governação que lançam uma nova etapa para o desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação dos últimos anos.

Alguns dos objectivos deste programa passam por:
- Mobilização Económica da Diáspora (facilitação de contactos e canais de distribuição/comercialização);
- Atração de Investimentos, atração de Novas Gerações e promoção da Imagem do Interior;
- Desenvolvimento de Sistemas Inovadores de Incentivos às empresas;
- Iniciativas fiscais orientadas para a discriminação positiva do interior;
- Agenda de Promoção do Empreendedorismo;
entre outros.

Diz o governo que o programa será reavaliado de 6 em 6 meses. A ver vamos...


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Sociedade - a Desertificação das Aldeias Transmontanas Rating: 5 Reviewed By: em Portugal