O Verão ainda vem longe mas já há quem lance o alerta. Muitos cursos têm ficado vazios. Câmaras criam incentivos para atrair nadadores-salvadores. “Problema é nacional”, diz presidente de associação.
in Público
img @ pexels |
Com o curso de nadador salvador o formando deverá ficar apto a identificar tipos, características e utilizar os diferentes equipamentos de salvamento aquático; utilizar técnicas de utilização de sistemas de comunicação; utilizar as técnicas de salvamento aquático tanto em água salgada como doce; utilizar técnicas de salvamento aquático especificas para salvamento em piscinas e recintos aquáticos; utilizar técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção; colaborar com o ISN e agentes da autoridade ou outras entidades de acidentes no meio aquático e usar uniforme de acordo com o regulamento em vigor, permitindo a identificação por parte dos utilizadores e autoridades de que se encontra no exercício da sua atividade profissional.
O curso é de natureza teórico, teórico-prático e prático, incluindo a prática pedagógica e a prática simulada, contribuindo assim, para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências que preparam os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional como NS.
Desde 2016 que os cursos de nadadores-salvadores passaram a ser efetuados pelas Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais (EFNSP), deixando a Escola da Autoridade Marítima (EAM) de os fazer, exceto nos locais onde não existe oferta das EFNSP.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) continua a efetuar os Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT) para certificação dos nadadores-salvadores (NS), no âmbito das suas responsabilidades e incumbências enquanto entidade certificadora.
A certificação de Nadador-Salvador deve ser revalidada de 3 em 3 anos.
Lista de formadores certificados pelo ISN
0 comentários:
Enviar um comentário