O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) anunciou que Portugal já não está em seca. Para isso contribuiu em muito o mês de março, que foi o segundo mais chuvoso desde 1931, com um nível de precipitação quatro vezes superior ao valor médio.
“A ocorrência de valores muito elevados da quantidade de precipitação em todo o território do continente, tiveram como consequência o final da situação de seca meteorológica que se verificava desde abril de 2017”.
A esmagadora maioria das barragens está com reservas acima dos 80%. Cinco delas estão mesmo a 100% e há apenas três albufeiras, a Sul, com reservas ainda abaixo dos 40%.
Refira-se ainda que Março de 2018 foi o mais frio desde 2000, com um valor médio da temperatura máxima do ar inferior ao valor normal em cerca de 2,6°. Já o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao normal em 0,6°, sendo que, ao longo do mês, os valores de temperatura do ar estiveram persistentemente inferiores aos valores médios.
Entretanto, e depois de algum alívio entre quinta e sexta-feira desta semana, a chuva voltará no sábado e no domingo a todo o território de Portugal continental - "em Abril, águas mil", lá diz a sabedoria popular.
leia mais @ Jornal de Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário