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18.3.18

Serviço de urgência e emergência médica


Os serviços de urgência são serviços multidisciplinares e multiprofissionais e têm como objectivo a prestação de cuidados de saúde em todas as situações enquadradas nas definições de urgência e emergência médicas.

Consideram-se situações de urgência e emergência médicas aquelas cuja gravidade, de acordo com critérios clínicos adequados, exijam uma intervenção médica imediata.

O Plano Nacional de Saúde 2012-2016 (extensão a 2020) define como um dos seus eixos prioritários a cidadania em saúde, propondo o desenvolvimento de programas de utilização racional e adequada dos serviços de saúde, e a equidade e o acesso adequado aos cuidados de saúde.

Uma das formas de dar uma melhor resposta nos serviços de urgência, aos episódios que são efetivamente de urgência, é o método de triagem. Um método de triagem estabelece uma prioridade clínica baseada na identificação de problemas, não um diagnóstico.


Triagem de Manchester

O método de triagem de Manchester começou a ser usado nas urgências hospitalares em Portugal a partir do ano 2000.

A avaliação clínica forma-se a partir da queixa apresentada pelo doente que será incluido numa de cinco prioridades, identificadas por cores.
Cada tipo de prioridade representa um grau de risco e o tempo de espera clinicamente recomendado para atendimento.

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Vermelho - Emergência - 0 minutos - o doente necessita de atendimento imediato
Laranja - Muito Urgente - 10 minutos -  o doente necessita de atendimento praticamente imediato
Amarelo - Urgente - 1 hora - o doente necessita de atendimento rápido mas pode aguardar
Verde - Pouco Urgente - 2 horas - o doente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outros serviços de saúde
Azul - Não Urgente - 4 horas - o doente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outros serviços de saúde

Existe ainda uma pulseira branca que pode ser atribuída e significa que o doente pode aguardar atendimento programado.

Além da prioridade clínica há várias questões sobre a natureza de cada um dos doentes que afectam o seu tratamento como, por exemplo, a idade.
As crianças podem requerer um tratamento especial, especialmente nos serviços de urgência que não dispõem de instalações pediátricas.
Os idosos estão frequentemente habituados a uma rotina e ficam normalmente ansiosos quando não podem cumprir os seus horários habituais; a sua imobilidade relativa pode provocar aumento de desconforto na sala de espera e têm tendência para desenvolver zonas de pressão que em poucas horas se agravam se tiverem que esperar muito tempo, numa maca de hospital.
O profissional que faz a triagem tem um protocolo a seguir para avaliar, com o máximo rigor possível, a situação de cada doente que entra na urgência


Quando devo recorrer directamente ao Serviço de Urgência do Hospital ?

Só nas situações graves, de risco de vida ou de emergência como, por exemplo, traumatismos graves, intoxicações agudas, queimaduras, crises cardíacas ou respiratórias.

Estudos mostram que do total de atendimentos no Serviço de Urgência, mais de 36% corresponde a situações de doença consideradas "pouco urgentes" e mesmo "não urgentes".

Algumas situações de urgência são consideradas como emergências médicas, pela extrema gravidade da situação, ou porque implicam o uso de telecomunicações ou o transporte especial do doente.

Número Europeu de Emergência - 112
- deve ser utilizado sempre que a situação seja, aparentemente, uma emergência médica e dá acesso aos CODU.

Nos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes) do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) será realizada a triagem telefónica de emergência médica, com definição das prioridades da situação, o aconselhamento médico e o acionamento de meios de emergência, se e quando necessários.

Atenção:
- Faculte toda a informação que lhe for solicitada, para permitir um rápido e eficaz socorro às vítimas.
- Desligue o telefone apenas quando o operador indicar
- Ao ligar 112 lembre-se:
As chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam de ajuda imediata. Os falsos alarmes afetam a capacidade de resposta às verdadeiras emergências.



O que fazer em caso de doença súbita?

Mais cómodo, mais rápido e mais acessível, o centro de saúde deverá ser sempre a primeira opção quando surge uma situação de doença. O Centro de Saúde dispõe de um serviço de atendimento urgente – consulta de recurso –, realizada pelo médico de família, para dar resposta a situações de doença aguda. Em caso de dúvida, contacte o seu enfermeiro de família que o encaminhará para o atendimento mais adequado à situação em causa.



Onde me devo dirigir depois do encerramento do meu Centro de Saúde?

Depois das 20h00 deverá recorrer ao SASU (Serviço de Atendimento a Situações de Urgência) / SAP (Serviço de Atendimento Permanente) que funciona num dos Centros de Saúde do seu concelho, todos os dias úteis até às 24h00, e das 8h00 às 24h00 aos fins-de-semana e feriados.
(os horários de atendimento podem variar conforme a sua área de residência)

Este é um serviço dos centros de saúde destinado ao atendimento, de utentes em situação de urgência e ao seu encaminhamento para os cuidados de saúde diferenciados, quando necessário, funcionando em horário pré-estabelecido, durante 24 horas ou em período inferior.

Consoante o seu período de funcionamento são utilizadas as seguintes designações:
SASU - Serviço de Atendimento de Situações Urgentes;
CAP - Centro de Atendimento Permanente;
CATUS- Centro de Atendimento e Tratamentos Urgentes;
SADU - Serviço de Atendimento de Doentes Urgentes;
AP - Atendimento Permanente;
SAP/SU - Serviço de Atendimento Permanente/Serviço de Urgência.


Pode ainda recorrer à *Linha Saúde 24 - 808 24 24 24
- deve ser utilizado nas situações agudas ou urgentes mas sem risco imediato de vida. Nestas centrais será efetuada uma triagem, aconselhamento e encaminhamento de doentes para a unidade de saúde mais adequada, no tempo recomendado, pelos meios disponíveis que melhor respondam a cada situação. Em casos de maior gravidade/urgência, prontamente identificadas na triagem, a chamada é transferida para os CODU do INEM.

* Em Junho de 2017 a Linha de Saúde 24 passou a designar-se SNS24, criando novos serviços complementares aos já existentes. Pretende ser acessível ao cidadão através de múltiplos canais como internet, smartphone, aplicações móveis e Área do Cidadão do Portal SNS. Integra serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados.


Tempos de Espera do Serviço Nacional de Saúde

Nesta página pode consultar os tempos de espera previstos, em muitos dos Hospitais públicos do país, para:
- Urgência
- Urgência Pediátrica
- Consultas de Especialidade
- Cirurgias


Ligações

Grupo Português de Triagem

Legislação sobre Serviço de Urgência

Plano Nacional de Saúde


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