728x90 AdSpace

12.2.18

Manter a casa quente durante o Inverno

Mais de 70% do parque habitacional em Portugal foi construido antes de 1990 e não tem qualquer tipo de isolamento. O inverno pode, por isso, ser um problema - ou frio insuportável ou custo exorbitante para manter a casa aquecida.

Infelizmente o aquecimento eléctrico pode ter um custo proibitivo para muitas das famílias em Portugal pelo que é sempre bom saber usar todo e qualquer recurso disponível que possa ajudar a manter o conforto. Mesmo que o aquecimento não seja um problema a nível financeiro será muito mais eficiente se começarmos pelo princípio - impedir o frio de entrar e o calor de sair.

Grande parte do calor dos materiais perde-se por radiação, sem necessitar de contacto directo com o ar ou outro material de temperatura mais baixa. Esta é a razão pela qual uma divisão não utilizada durante muito tempo demora mais a aquecer do que outra com uso diário.

Os sistemas de aquecimento apenas afectam o ar à sua volta, o qual necessita de menos energia para aquecer do que as paredes, chão e tecto. Estes são piores condutores térmicos do que o ar, aquecem mais lentamente mas também demoram mais tempo a perder o calor.

O que se pode então fazer para manter a casa mais quente?


1. Usar o sol

Abrir cortinas, persianas e/ou portadas pela manhã, deixar o sol entrar e, assim que o sol desaparecer, fechar tudo.

2. Usar os têxteis

Tapetes, mantas, almofadas e capas de sofá de materiais mais quentes ajudam a manter o ambiente mais acolhedor.
Podendo, também as cortinas deveriam ser de materiais mais grossos e com tramas mais fechadas durante a época fria, para diminuir as correntes de ar que possam passar pelas janelas.
Manter mantas no sofá para aumentar o conforto de quem está sentado a conversar ou ver televisão.
Pôr uma manta ou um casaco nas costas da cadeira que se está a usar também aumenta o conforto.

img @ pexels


3. Isolar portas e janelas

Ideal seria ter janelas e portas de varanda de vidros duplos, caixilharia nova, com boa calafetagem. Se isso não for possível convém isolar pelo menos as janelas com algum material menos dispendioso que esteja disponível no mercado. Fique atento a possíveis correntes de ar que passem através da parte inferior das portas, também estas podem receber uma "ajuda" na calafetagem.

isolar portas:


isolar janelas:


De forma mais radical pode forrar os vidros da janela com plástico de bolhas. Basta cortar o plástico à medida, pulverizar o vidro com água e colar. Não fica bonito mas é eficiente.



4. Fechar portas

Se tiver uma área da casa menos usada, como um quarto de hóspedes, por exemplo, mantenha a porta fechada, isso dificulta a circulação do ar frio.
Deve ter um cuidado especial com a porta de entrada na casa - por ser uma barreira com o exterior faz sentido que se tente isolá-la do restante espaço. Se não tiver um hall de entrada circunscrito tente usar cortinas ou biombos para evitar que o ar frio invada a casa sempre que se abre a porta.

5. Forrar paredes

Uma grande parede nua não consegue reter calor. Espelhos, móveis, quadros, fotografias, são todos elementos que ajudam a aquecer a casa.
O papel de parede ajuda a manter calor mas melhor ainda seria uma estante com livros, um isolamento ideal.

6. Forno

Prepare refeições no forno, para além de se deliciar com um bom assado ou um bolo acabado de fazer, o calor do forno vai ajudar a aquecer a casa.

img @ pexels


7. Ambiente

Costuma dizer-se que migalhinhas são pão, assim é também para manter um ambiente confortável, acolhedor e "quentinho".
Acenda umas velinhas decorativas na sala que estiver a usar (com todos os cuidados, claro), aquecem pouco mas a sensação de conforto que a sua luz transmite ajuda.
Use adereços decorativos, como almofadas, tapetes ou mantas, com cores quentes.
Tenha o cuidado de colocar a mobília com mais uso - sofás, camas, cadeiras - junto de paredes interiores que vão manter o calor com mais facilidade. Atenção às secretárias junto às janelas, principalmente se usadas por crianças. Considere colocar um cartão encostado à parede, por baixo da secretária, para ajudar a proteger as pernas do frio (as pernas de quem a usar, claro, não as da secretária).

img @ pexels

8. Cama

Use roupa de cama de flanela ou de tecido polar, faz toda a diferença.
Mantenha um cobertor extra ou uma manta quente aos pés da cama, para poder ser usado rápida e facilmente se se sentir frio durante a noite.

9. Não se esqueça de si

Consuma bebidas quentes, use botijas de água ou sacos térmicos de sementes, use pantufas, vista-se de forma confortável e mantenha-se o mais activo possível dentro de casa. Garanto-lhe que se tiver uma bicicleta estática e a usar, não vai ter frio, mesmo. :)

10. Proteger as varandas

Para além de serem esteticamente agradáveis as plantas podem ajudar-nos a proteger do frio. Nas varandas ou terraços os arbustos mais altos podem formar uma barreira contra o vento.

11. Aquecimento alternativo

Se tem lareira, use-a. Se não tem, considere investir numa salamandra. A lenha ou com pellets, vai gastar bastante menos do que com aquecimento a gás ou eléctrico.

12. Por último, pondere o isolamento térmico da sua casa.

É a opção mais dispendiosa mas ajuda a minimizar as trocas térmicas excessivas entre o interior e exterior do edifício sendo fundamental para a boa eficiência energética de um lar.


Para terminar mais um provérbio - grão a grão enche a galinha o papo - ou seja, cada um destes cuidados acumula com o anterior e torna a sua vida mais confortável, é tudo uma questão de hábito.



  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Manter a casa quente durante o Inverno Rating: 5 Reviewed By: em Portugal