Portugal viveu uma ditadura desde 1926 até 1974.
"O golpe desencadeado pelas forças armadas, em 1926, instaurou em Portugal, uma ditadura militar, tal como acontecia noutros países da Europa.
Contudo, a instabilidade política e os problemas económicos persistiram o que fez agravar o défice orçamental e a dívida externa do país. Foi neste contexto de grande instabilidade que o general Óscar Carmona foi eleito Presidente da República em 1928.
Ao entrar na presidência, Carmona convidou António Oliveira Salazar, professor na Universidade de Coimbra, para ministro das finanças. Este aceitou o lugar, na condição de supervisionar os ministérios e de ter direito de veto sobre os aumentos das despesas.
Salazar conseguiu aumentar em muito o valor das receitas do país, graças à redução das despesas da Saúde, Educação, dos funcionários públicos e de outras despesas.
Desde logo ele é considerado o salvador da Nação, tendo conseguido um imenso prestígio.
O seu poder incidia em criar um estado forte, que garantisse a ordem, o que não se verificava no período da Primeira República, entre 1910 a 1926."
A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, ocorrida a 25 de abril de 1974, depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor de uma nova Constituição, a 25 de abril de 1976, marcada por forte orientação socialista.
Como era Portugal?
Vídeo montagem de João Cardoso para utilização didáctica em aulas de História, realizada a partir de extractos da série "Portugal, um Retrato Social" (2007), de António Barreto e Joana Pontes, emitida pela RTP1, o primeiro canal português de televisão.
fontes:
vídeo - publicado no canal YouTube João Cardoso
texto @ História de Portugal
texto @ Wikipédia
0 comentários:
Enviar um comentário